Espécie de PIS na Alemanha – Pais de primeiro mundo é outra coisa!

Olá pessoal tudo bem? Semana passada eu postei aqui no blog dicas para casais da minha última viagem ao México e houve bastante compartilhamento nas redes sociais, principalmente na página do Facebook.

No post de hoje falarei sobre um programa que eu vi na minha viagem à Alemanha bem interessante, semelhante ao PIS que existe no Brasil, mas bem melhor. Como a maioria das coisas funcionam melhor em países de Primeiro Mundo, o programa de contribuição tributária de caráter social na Alemanha funcionou muito melhor que no Brasil.

Pis alemanha viagem

Para quem ainda não sabe o que e PIS (Programa de Integração Social), vou explicar do que se trata. O PIS (Programa de Integração Social) juntamente com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor)  foram criados pelo governo federal em 1970, com o objetivo de promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda por meio de benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego. O PIS é destinado aos que atuam no setor privado e o PASEP aos funcionários e servidores públicos.

Você sabe como ter acesso aos benefícios do Programa PIS/PASEP? Para ter acesso aos benefícios o trabalhador deve ser cadastrado pelo empregador no ato de sua primeira admissão, ou seja, no seu primeiro emprego, e uma única vez. O cadastramento pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP. Ao realizar este cadastramento, o empregador recebe um cartão com o número de inscrição, e deve entregá-lo ao trabalhador. Sem esse cadastro, o trabalhador não pode receber benefícios como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nem o Seguro-Desemprego. Para consultar o seu PIS, basta procurar por consulta PIS 2017 e você poderá encontrar todas as informações sobre sua situação no PIS

 

Como funciona o PIS na Alemanha

O programa na Alemanha que se parece muito com o PIS brasileiro, porém como disse antes, programas ou qualquer outra coisa implantada em países de primeiro mundo onde pessoas são mais “civilizadas” e intrinsicamente mais educadas funcionam bem melhor.

O programa PIS no Brasil funciona como um abono salarial. Já na Alemanha o programa que lá é chamado de BIC (Bonus for Income Contribution) funciona como um motivador para que os trabalhadores e funcionários de empresas públicas e privadas sejam mais produtivos e deem o seu máximo na construção e na melhoria da economia em seu país.

Esse programa na Alemanha funciona muito bem pois a economia da Alemanha vem aumentando gradativamente e constantemente em um curto período de tempo.

 

Agravante

Por ter uma política desenvolvida intrinsecamente pela corrupção o Brasil adota programas que ao invés de promover o desenvolvimento da economia visando motivar seus habitantes, o mesmo adota programas que geram resultados negativos influenciando diretamente e indiretamente a produtividade, motivação e o fator de preguiça e autossabotagem de seus habitantes.

Essa questão influencia diretamente e indiretamente em todas as áreas de nosso País. Espero que tenham gostado do post dessa semana, até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *